09 fevereiro 2008

Ecos de um retiro...

Retirar...fazer silêncio para quê? Penso que o silêncio humano tem um objectivo que tranforma uma ideia assustadora numa presença, ou seja, a presença de Deus. Sim, Deus muitas vezes manifesta-se pelo silêncio, algo que é dificil de descobrir numa sociedade barulhenta.
É no silêncio e no amor pelos outros que encontraremos Deus. "Todo o amor é uma espécie de loucura aos olhos dos outros"; a cruz é esta mesma loucura da humanidade de Cristo que transmite todo o seu amor através do seu sofrimento silencioso.
Necessitamos cada vez mais de conhecer Cristo, conhece-Lo é ama-Lo e amar o próximo. Fundamentalmente, conhecer é amar e amar é conhecer.
A relação com de Deus é sempre uma acto de amor, é através deste amor que podemos entrar no Seu mistério infinito. Porém, é necessário conhecer os nossos próprios limites; saber que a nossa limitação não é capaz de conhecer, totalmente, este Ser ilimitado e, neste sentido, perceber que nunca acabamos de começar, seremos sempre inicialistas. Nesta linha, aperfeiçoar o nosso relacionamento será mudar muitas vezes, pois permanecendo num mesmo sentido acabamos por cair em monotonia.

Nenhum comentário: