05 março 2008

Internética (Parte IV): Blogosfera


Ao longo dos tempos a ciência tem descoberto novos planetas. Também a ciência informática criou um planeta que a cada dia cresce incomensuravelmente. A este novo mundo apelido de “blogosfera”. Este mundo é visto por muitos críticos tanto de forma positiva como negativa.
Como habitante deste planeta e comentador assíduo de alguns tenho uma boa visão acerca deste planeta virtual. É com muito custo que ouço expressões como “a febre dos blogs” ou “ter um blog é ser narcisista”. Penso que estas afirmações negativas voltam o seu olhar crítico apenas para o lado negro dos blogs. Será que os blogs de difusão da solidariedade, de formação e de opiniões válidas não serão úteis à sociedade? Numa cultura com défice de leitura e escrita, o blog não será um bom lugar para que a leitura/escrita não se extingam?
Como em quase tudo, a blogosfera tem o seu lado positivo e negativo, mas não será por isso que teremos que acabar com os blogs pois seria ridículo. Se alguém pretendesse extinguir tudo o que tivesse características más nem o próprio homem sobrevivia a tal destruição.
Assim sendo, o destino do blog está nas mãos do seu criador, das suas pretensões, da sua ética…Para que se possa transformar a blogosfera num lugar perfeito a única solução é educar os cibernautas para a boa utilização da Internet.

Nenhum comentário: