15 novembro 2008

Semana dos Seminários 2008


A presente semana que a Igreja Católica vive é dedicada, especialmente, aos Seminários. Durante estes dias são muitos os cristãos que rezam e doam monetariamente por todos os Seminários e, evidentemente, todos os seminaristas.
O lema desta semana fala, com verdade e certeza, dos Seminários como um “campo a semear e barco de amarras soltas”. Indubitavelmente, estar em Seminário é deixar-se semear num campo fértil do Senhor, é navegar no oceano profundo de Deus que proporciona novas descobertas, novos rumos a todos os que caminham para Si, em especial aqueles que o queiram servir no sacerdócio ministerial.
Felizmente, a Diocese de Lamego tem sido um campo fértil de sacerdotes e de novas vocações, tendo dois Seminários propícios ao discernimento e evolução de sementes lançadas ao campo do Senhor. O Seminário Nossa Senhor de Lourdes estabelecido na pacata e acolhedora vila de Resende acolhe, actualmente, quarenta e um seminaristas que ao longo de seis anos caminham “per Mariam ad Iesum”; nesta casa de Deus são dois os objectivos a alcançar: educar, recentes e frágeis vocações, a serem homens de verdade e a fortalecer e clarificar a sua vocação e o caminho a percorrer no futuro.
O Seminário Maior de Lamego, protegido por Jesus, Maria e Ana, recolhe os frutos do Seminário de Resende e, do mesmo modo, acolhe vocações tardias que não deixam de ser tão valiosas que as amadurecidas no campo fértil do Senhor em Resende. Actualmente, o Seminário Maior de Lamego, possuí 18 barcos sem amarras que navegam no ínfimo oceano de Deus onde procuram um encontro mais maduro com Deus e trilhando um rumo com destino ao sacerdócio ministerial.
Arrisco-me a opinar que o Seminário Maior de Lamego é o coração da Diocese, é a fonte donde jorra o futuro da Igreja, nele dimanam futuros pastores, responsáveis pelo cuidar das almas. Este tempo de Seminário é de fulcral importância pois é lugar de discernimento, de amadurecimento, de conhecimento teológico e de oração para cada seminarista porque o que o seminarista for agora, assim o será como padre no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem! O Seminário é isto mesmo.
Que Nosso Senhor o abençoe.
Abraço amigo.

Um amigo em Crito Senhor