15 julho 2008

Aí está a presença portuguesa...

Mais de uma centena de jovens portugueses que está na Austrália, para a próxima Jornada Mundial da Juventude que este ano tem lugar em Sidney, de 15 a 20 de Julho. Acompanham os jovens D. Antonino Eugénio Dias, Bispo Auxiliar de Braga e o Pe. Vasco Pedrinho, Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
A Diocese que leva a maior delegação é o Patriarcado de Lisboa, com 25 jovens, seguida do Porto, com 22. No entanto, estas duas dioceses, por decisão própria, não integram o grupo nacional inscrito pelo DNPJ.
Segundo dados fornecidos à Agência ECCLESIA por este Departamento, do Algarve segue uma delegação com 13 elementos e de Leiria-Fátima um grupo de 9 jovens. O Funchal leva até à Austrália oito pessoas e Lamego consegue reunir sete jovens para esta longa viagem. Coimbra, com 5, Braga, com 3, Aveiro, Viana e Portalegre-Castelo Branco são as outras Dioceses que se fazem representar.
O elevado valor da viagem intercontinental acabou por desmobilizar muitos interessados na inscrição.
Para além destes jovens, há vários outros portugueses inscritos, uma vez que a organização mundial faculta a inscrição directa na JMJ 2008, através da Internet. Também os movimentos, associações e obras reconhecidas pela Santa Sé podem fazer directamente a sua inscrição.

Nenhum comentário: