13 maio 2008

Fátima Jovem 2008


Nos dias 3 e 4 de Maio, o Santuário de Fátima acolheu cerca de 3500 jovens numa iniciativa apelidada de Fátima Jovem. Como jovens peregrinos e crentes, a Diocese fez-se representar por cerca de uma centena e meia de jovens auxiliados pelo Secretariado Diocesano da Juventude desta mesma Diocese.
A natureza quis presentear todos os jovens com dias amenos, deixando para a juventude a irradiação do seu calor e do seu amor a Cristo e sua Mãe, Maria Santíssima. O evento começou com o acolhimento dos jovens no Centro Paulo VI, organizado pelos jovens da diocese de Beja que, com muita emoção puxava pela garra de toda a juventude desfiando a gritar o nome das suas dioceses. Após o acolhimento o Centro Paulo VI enchia-se de cor, de alegria e, sobretudo, de testemunhas de Cristo com a ajuda do Espírito Santo.
Para dar inicio às actividades, o responsável nacional para a Pastoral Juvenil, Padre Vasco Pedrinho, exortou os jovens a viverem este encontro em oração e na unidade através da diversidade dos diversos grupos. A viver a Fátima Jovem teve também presente o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva que acompanhou os jovens em todas as suas actividades.
Durante a tarde do dia 3 de Maio, a juventude mariana preparou uma oração dedicada a Nossa Senhora em que todos os jovens, num ambiente de recolhimento, pediram a intercessão de Nossa Senhor de Fátima para todas as suas intenções. Após a oração mariana, pôde-se assistir ao magnífico concerto do grupo musical Laudate que animou toda a plateia com as suas canções de mensagem cristã.
Após o jantar, o “salmo dos pobres”, a oração do terço, foi animada pelos jovens que puderam meditar e viver cada um dos mistérios. Neste ambiente de oração, após o terço, iniciou-se uma vigília de oração, organizada pelos jovens da Diocese de Lamego, na Igreja da Santíssima Trindade, presidindo à vigília o Bispo D. Serafim. Este momento foi um dos pontos fulcrais do Fátima Jovem tanto pelo empenho, entusiasmo e fervor demonstrado pelos jovens lamecenses como pelas palavras do Sr. Bispo em que exortava os jovens a ser o motor de mudança de mentalidade de uma juventude que rejeita a cultura, a religião, a educação e a amizade por idolatrias sem fundamento, drogas, sexo e crimes descomunais.
O dia 4 foi o culminar de todo encontro com a consagração deste na Eucaristia Dominical celebrada pelo Bispo de Leiria – Fátima, D. António Marto que afirmava, com enorme satisfação, a presença de milhares de Jovens que recebendo a força do Espírito Santo procuram ser todos os dias testemunhas do Salvador. Finita a missa, todos os jovens partiram com a certeza de serem enviados para uma missão em que, como testemunhas de Cristo, anunciarem e proclamarem a presença de Cristo do mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

uceaconnect arialb tkus pcna subsidiaries pagethe parentheses discount latencies decorate depicted
masimundus semikonecolori