22 janeiro 2009

Vaticano lança canal no Google

O Vaticano vai lançar na próxima semana, um canal próprio no Google. O objectivo é disponibilizar directamente discursos, imagens, gravações e notícias do Papa.
O projecto vai ser apresentado no próximo dia 23 de Janeiro, durante uma conferência de imprensa, onde o Vaticano vai apresentar a mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Socais. A coordenação do canal Google é da responsabilidade da Rádio Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano e do Google.
A apresentação do projectos vão estar presentes o director da Google, Henrique de Castro e o director do Centro televisivo e da Rádio Vaticano, o Pe. Federico Lombardi.
Este projecto expressa a vontade de a Santa Sé utilizar o potencial que a Internet dispõe. João Paulo II foi pioneiro ao disponibilizar, transmissão exclusivamente via Internet, um documento pontifício. Foi também o antecessor de Bento XVI a enviar a priemira mensagem escrita via telemóvel com pensamentos papais. Bento XVI utilizou este recurso recentemente, quando enviou uma mensagem, em Julho de 2008, a todos os jovens católicos que participavam da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Sydney, na Austrália.

In Agência Ecclesia

14 janeiro 2009

Pastoral Universitária...

Na segunda-feira passada, D. Jorge Ortiga, num fórum com professores universitários, afirmava oportunamente "Os jovens universitários não manifestam os seus valores cristãos na vida académica"...Contudo, estará a Igreja a fazer uma útil e real pastoral universitária? Proponho um início: porque não criar um sitio na internet parecido ao forum universitario de Roma? www.univforum.org

13 janeiro 2009

O Deus dos fanáticos...

Diversas vezes ouve-se dizer que o mal está a penetrar a Igreja...Porém esquecemo-nos de que um dos pontos negros da Igreja é o perigo do fanatismo. Deste modo, gostaria de transcrever algumas frases do livro "Um Deus chamado Abba" da autoria de José Luis Cortés, acerca deste mesmo assunto. Assim Cortés afirmava o seguinte:
-"Nenhum fanático se considera a si mesmo fanático: dir-se-á devoto, crente, observante,...muito devoto, muito crente, muito observante."
-"Os fanáticos têm sempre um líder que pensam por eles."
-"O fanatismo impede que as pessoas creiam de verdade, porque as impede, sob pena de excomunhão, de duvidarem, de exprimentarem, de se enganarem."
-"Com o fanatismo, a melhor postura para não nos enganarmos é ficarmos quietos (mas as estátuas têm o coração de pedra)."
-"Deus é criação contínua, inventiva, imaginativa. O Deus dos fanáticos é repetitivo e aborrecido como uma ostra."
-"O fanático acaba, mais cedo ou mais tarde, por projectar sobre si mesmo a imagem que tem de Deus: torna-se também autoritário, exclusivista, impiedoso."
-"O Deus dos fanáticos cria um modelo único ao qual todos têm de submeter-se, seja qual for a sua natureza, forma de sentir, qualidades, personalidade."
-"Quando se encontram fanáticos cristãos com fanáticos islamitas, judeus, hindus...não dizem Deus, mas o meu Deus."
-"A universalidade é tão inerente à verdadeira imagem de Deus que ser fundamentalista é, simplesmente, ser parvo."
-"O fanático negoceia com Deus: sou teu não pelo que Tu és, mas pelo que és para mim."
-"É impossível ser crente e conservador, porque Deus, por definição, está sempre à frente."

12 janeiro 2009

Taizé faz imprimir um milhão de Bíblias na China

Durante o Encontro Europeu que reuniu 40.000 jovens em Bruxelas, o irmão Alois anunciou que, para responder a necessidades dos cristãos da China, a Comunidade de Taizé vai fazer imprimir na China um milhão de Bíblias: 200.000 bíblias completas e 800.000 Novos Testamentos com os Salmos.

A impressão desta edição, segundo a tradução franciscana «studium biblicum», será feita em Nanjing. Depois de impressos, os livros serão distribuídos em diferentes etapas, ao longo do ano de 2009.

Durante o ano de 2009, a Comunidade de Taizé vai também apoiar o trabalho bíblico da Igreja Protestante na China.

O irmão Alois disse: «A Palavra de Deus une-nos para além das divisões. Ela une-nos também, para além das fronteiras, aos que estão muito longe de nós. Esta noite, alegramo-nos por poder dar um sinal concreto desta unidade aos cristãos da China.»

Os custos de impressão serão assumidos por uma colecta organizada por Taizé, chamada «Operação Esperança». Aqueles que o desejarem podem contribuir fazendo uma transferência bancária a: Opération Espérance, IBAN: FR76 30003 01212 00037260029 02; SWIFT: SOGEFRPP.

Não é a primeira vez que, em circunstâncias de especial necessidade, Taizé apoia uma difusão de Bíblias. Durante o Concílio Vaticano II os bispos latino-americanos pediram ao irmão Roger para enviar à América Latina um milhão de Novos Testamentos em espanhol e 500.000 em português Em 1989, Taizé fez imprimir um milhão de Novos Testamentos em russo para a Igreja Ortodoxa da Rússia.

05 janeiro 2009

Oração do Cardeal Danneels - Encontro Europeu de Taizé em Bruxelas


Deus Nosso Pai,
Esperamos na alegria esses dias em que os jovens virão a Bruxelas, às dezenas de milhares,
para o Encontro Europeu de Taizé.
Será o tempo do Natal
e o teu Filho nascerá de novo no seio da cidade e no coração de muitos dos seus habitantes.
Como outrora os pastores,
também eles virão à manjedoura adorar o Menino.
Eles serão os novos Magos
vindos do Oriente e do Ocidente
com os seus presentes:
o ouro precioso da sua fé,
o incenso da sua esperança, que se eleva ao céu,
a mirra perfumada do seu amor
para ti e para todos os homens.

Abençoa a nossa cidade e transforma-a em lugar de paz e de reconciliação,
de encontro e de comunhão na oração.
Que os anjos cantem sobre ela:
«Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens por Ele amados!»

Permite que todos os que venham a esta cidade
retomem este refrão dos anjos e cantem a paz e a reconciliação.
Então, ela tornar-se-á uma etapa da nossa peregrinação
para a Cidade nova, a Jerusalém lá do alto,
onde se juntam as multidões incontáveis diante do Trono,
homens de todas as línguas e povos, raças e nações,
a cantar:

Glória ao Cordeiro imolado!
Glória ao Cordeiro vencedor!
Amen. Aleluia.

+ Godfried card. Danneels
Arcebispo de Malines – Bruxelas

Ano Novo...Vida nova?!?!

"A definição mais exacta da condição humana é uma série de provas iniciáticas, isto é, de mortes e ressurreições" Mircea Eliade